A Dependência de tecnologias
É uma dependência em que as pessoas que sofrem desta, não conseguem aceitar que são uns dependentes activos. Com esta não-aceitação da dependência, os indivíduos continuam com a utilização dos meios tecnológicos.
Por exemplo:
O indivíduo ao usufruir destes utensílios vai provocar uma serie de reacções estimulantes e cativantes que não vai conseguir se desprender deles.
Principalmente os jovens quando estão tão dependentes das tecnologias, não conseguem parar, e por vezes quando os pais ou outros educadores os proíbe de utilizarem, eles reagem de uma forma violenta, rude e por vezes até mal tratam os seus responsáveis.
Os pais devem estar atentos ao comportamento dos jovens de longe, não interferir de forma directa mas sim de forma indirecta para que o dependente pense que foi por ele, que conseguiu se desgarrar um pouco da tecnologia á volta dele.
Quando o caso é mais grave há certos tratamentos que podem ajudar os dependentes das tecnologias.
Em que consiste:
Baseia-se em não afastar os jovens por completo dos utensílios tecnológicos, visto que a ausência destes, pode levar a um agravamento desta dependência.
Em adultos, a dependência costuma surgir como uma escapatória de outros problemas, por exemplo o desemprego, divórcios etc
Há vários estudos sobre este tipo de dependência, um
deles teve estes resultados:
Quase 95% disseram usar algum tipo de equipamento electrónico, uma hora antes de ir para a cama, e cerca de dois terços admitiram que não dormem o suficiente durante a semana.
Dependência do telemóvel:
A dependência do telemóvel está ligada à necessidade que o ser humano tem de estar em contacto contínuo com as pessoas de quem mais gosta.
Já ninguém consegue sobreviver sem telemóvel, desde de crianças até aos mais adultos. Nestes últimos tempos, os pais estão a dar cada vez mais cedo um telemóvel aos seus filhos, não pensando que só estão a contribuir para um afeiçoamento das crianças a uma das tecnologias mais influentes na nossa sociedade.
Alguns sintomas da excessiva utilização do telemóvel:
Quando estamos dependentes do telemóvel e não podemos usufruir deste é comum:
Dependência do computador:
Desde de muito novos, as crianças tem um computador ou na escola ou em casa. Estão constantemente rodeados deste meio tecnológico.
Até na primária já estão a inserir os computadores para que comecem a usufruir de uma melhor maneira. Também porque nestes tempos tudo se processa a nível de internet, por isso há uma grande necessidade por parte dos adultos que as crianças fiquem enriquecedoras deste assunto uma vez que no seu futuro os computadores vão estar constantemente presentes.